quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Proteção Especial contra Carrapatos


Mais que um desconforto, um perigo para toda a família.

Proteger-se contra o carrapato não é só uma questão de conforto: o carrapato transmite a febre maculosa, uma doença grave que provoca a morte em 30% das pessoas infectadas (fonte: SUCEN – Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo).
A febre maculosa, doença febril aguda, de gravidade variável, é uma zoonose, ou seja, uma doença que ataca homens e animais. Esta doença provém de uma bactéria chamada Ricketsia rickettsii.
Quem “carrega” (vetor) essa bactéria é o carrapato, mais especificamente o da espécie Amblyoma cajennense,também conhecido como “carrapato-estrela”, “carrapato-de-cavalo” ou “rodoleiro”. Outros carrapatos são apontados também como vetores na literatura científica em outros países.
As fêmeas de carrapatos podem pôr de cinco mil a oito mil ovos antes de morrer, e os carrapatos infectados pelas bactéria irão transmitir a doença.
Diversos outros animais ajudam a manter o ciclo da doença. Isso se aplica aos animais de companhia, como cães e gatos, aves domésticas (galinhas e perus) e outros mamíferos, como cavalo, boi, carneiro, cabra, porco veado, capivara.


Como ocorre a transmissão da doença?

A febre maculosa é transmitida pelo carrapato infectado. A partir de quatro a seis horas (depois da fixação do carrapato) a doença já pode ser transmitida.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam os “carrapatinho” ou “micuins” são as larvas dos mesmos carrapatos-estrelas, e não necessariamente de outra espécie de carrapato. Da mesma forma, os “vermelhinhos” são as ninfas (formas intermediárias do ciclo de um mesmo carrapato”. O homem é intensamente atacado nas fases de larvas e ninfas que podem transmitir a febre maculosa.
Após as picadas pelo carrapato infectado, existe um período de incubação da doença, que pode durar de 2 a 14 dias. Há inúmeros relatos de mortes em várias cidades do Estado de São Paulo e outras regiões do Brasil.
As picadas de carrapatos raramente são descobertas. Isso ocorre por causa do anestésico secretado durante o processo de sucção. No final deste processo, apenas um pequeno círculo vermelho na pele dá a pista de que ali ocorreu uma picada de carrapato. É aí que está a grande armadilha da febre maculosa: a doença só é transmitida de 4 à 9 horas depois da picada.



Quais são os principais sintomas da Febre Maculosa no homem?

A doença começa subitamente com a presença de febre alta, dores de cabeça e dores musculares. Geralmente no quarto dia, surgem manchas róseas nas extremidades, em torno do punho e do tornozelo, tronco, face, pescoço, palmas das mãos e solas do pés.
Alguns casos podem ser extremamente graves, ocorrendo necrose (morte) de tecidos. Nota-se inchaço das pálpebras e rosto, bem como das pernas, que apresentam aparência brilhante. Tosse e queda de pressão são freqüentes.
Um dos problemas mais graves no diagnóstico da febre maculosa está na semelhança dos seus sintomas iniciais (febre, dor de cabeça, etc.) com os de outras doenças mais comuns, como a gripe. Isso faz que as pessoas muitas vezes não procurem o tratamento adequado no início do processo e a doença evolua pra um quadro mais grave. Cerca de 80% dos indivíduos com forma grave, se não diagnosticados e tratados a tempo, evoluem para o óbito.
Diante desses sintomas associados a um histórico de contato com carrapatos, procure um serviço médico imediatamente, e não deixe de comunicar que pode ter sido picado por carrapatos.
O tratamento se faz com antibióticos, além de outros cuidados por causa de possíveis complicações, principalmente renais, neurológicas e pulmonares.


Com o quê devo me proteger?

Exposis Spray® não tem perfume e tem uma concentração 5 vezes maior da substância repelente, que os produtos mais encontrados no mercado. Essa quantidade de princípio ativo é a que os médicos recomendam para a proteção contra os insetos transmissores de doenças, sobretudo o carrapato.


IMPORTANTE:

Deve-se procurar um hospital ou posto médico imediatamente para obter orientação adequada e acompanhar o paciente para detectar algum sintoma da doença.
Qualquer método de retirada corre o risco de infecção. Faze-lo “dormir” com éter também é totalmente ineficaz.
É com algumas horas de sucção que a bactéria entra no organismo humano por meio da saliva e das fezes do carrapato.
Os sintomas da febre maculosa são febre alta e manchas vermelhas na pele. Seu tratamento é simples, mas o diagnóstico é muito difícil, pois se confunde com uma gripe forte. Analgésicos devem ser evitados, pois podem acelerar o processo hemorrágico da febre maculosa.
Se após uma picada de carrapato ou visita a algum lugar com cavalos, capivaras, gado ou qualquer outro animal de sangue quente houver febre forte e manchas avermelhadas na pele, procure imediatamente um hospital ou posto de saúde, avisando o médico da possibilidade do doente ter sido picado pelo carrapato.
Evite as regiões onde se sabe da infestação deste inseto e proteja-se antes com a aplicação do Exposis Spray Para Pele sobre a pele exposta e sobre as roupas.