domingo, 12 de agosto de 2012

Carrapatos duros e moles


Os carrapatos duros e moles possuem esses aparelhos bucais, embora você só consiga vê-lo em um carrapato mole se olhar na parte de baixo dele.
Os ganchos em um hipostômio são como os ganchos de anzóis. Eles apontam em direção ao carrapato, tornando difícil removê-lo sem machucar a pele. Alguns carrapatos produzem com sua saliva uma substância parecida com cimento, que se dissolve quando ele está pronto para se soltar de seu hospedeiro. Essa substância pode tornar ainda mais difícil remover o carrapato que está se alimentando. A saliva também impede que o sangue do hospedeiro se coagule enquanto o carrapato estiver se alimentando. Mas ao contrário da saliva da pulga, ela não costuma conter substâncias que causam coceiras e inchaços.
À medida que um carrapato se alimenta, seu corpo, ou idiosoma, se expande, embora o grau dessa expansão varie. O escudo de um carrapato duro macho cobre a maior parte de suas costas, então seu corpo não pode se esticar para manter muito sangue. Os carrapatos moles não têm escudos para atrapalhar a alimentação, mas eles não precisam de um grande estoque de sangue para depositar ovos, por isso não incham tanto quanto os carrapatos duros. Os carrapatos duros fêmeas incham bastante enquanto armazenam a quantidade de sangue que necessitam para depositar seus ovos.
A seguir, vamos ver o ciclo de vida dos carrapatos mais detalhadamente e explorar as diferenças nos padrões de alimentação entre os carrapatos duros e moles.
Basicamente, o carrapato é um parasita que suga sangue. Como todos os parasitas, ele se alimenta de um hospedeiro sem dar a ele nada em troca. O corpo de um carrapato tem muitas adaptações que permitem que ele encontre hospedeiros e se alimente do sangue deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário